Planta Siderúrgica

A planta siderúrgica foi instalada em 2007, no Município de Curvelo, em Minas Gerais, próximo às margens das rodovias BR 135 e BR 040 e a 2km da ferrovia Centro-Atlântica – localização privilegiada para o fácil escoamento da produção.

A localização é altamente estratégica, pois se encontra próximo ao um dos grandes polos de produção de carvão vegetal de qualidade.

Instalada em terreno com aproximadamente 61 hectares sendo 41,6 ha destinado para área industrial. 

Em 2018, a MODULAX adquiriu 100% de participação da siderurgia, passando a integrar, de forma definitiva, o Grupo Modulax.  

Atualmente, a Modulax Siderurgia é composta por um Alto Forno com capacidade volumétrica de 145m³ e capacidade de produção de 10.500 toneladas/mês de ferro-gusa.

Além da infraestrutura já existente – que contempla todo o processo de produção, desde a chegada dos insumos até o escoamento do produto final (gusa) – a Modulax Siderurgia foi projetada pata receber:

  • Segundo Alto Forno de mesma capacidade de produção, com 2 (duas) rodas de lingotar
  • Instalação de uma Termoelétrica
  • Desenvolvimento e instalação de sistema completo de injeção de finos de carvão vegetal

Ainda, a Modulax Siderurgia extrapola a produção do ferro-gusa ao reaproveitar os subprodutos do processo para comercialização e utilização própria, tais como: escória (utilizada pelas indústrias cimenteiras e para correção do solo), moinha de carvão vegetal (utilizadas pelas indústrias em geral) e gás (utilizado para geração de energia e aquecimento do próprio Alto Forno).

Além da otimização de sua produção, a MODULAX investiu na atualização e modernização dos equipamentos e produtos, atendendo aos mais altos padrões internacionais de qualidade de produção de ferro-gusa, tornando-se referência nesse mercado.